Vasos e folhagens na decoração

Olá pessoas!



Uma amiga querida (Michelle M.), pediu um help para escolher uma folhagem para colocar na sala do apê. A questão principal era em relação a Proporção Vaso X Sofá, no caso dela o sofá tem uma altura de 1,00 m e a pessoinha quer colocar uma plantinha artificial mesmo, pois mora em um apartamento compacto, com iluminação e ventilação natural limitada e ainda por cima os dois (casal) "trabalham pra dedéu" viu, então fica bem difícil cuidar de uma plantinha viva rsrs.

Então resolvi ao invés de passar as dicas só para ela, porque não fazer um post express e já mostrar pra todo mundo? Quem sabe, você que passa por aqui não está com dúvidas também né?
Aliás, a Mi bem que podia nos mandar uma foto do apê né, assim podemos dar "pitaco" com mais porpriedade rsrsr...

Mas eu sei que alguns devem estar se perguntando: _ Mas Paula, folhagem artificial? Isso não é brega?
 
Meus queridos, confesso que já torci o nariz para flores artificiais também no passado, hoje eu acabei me rendendo e eu explico porquê.

Motivo 1: Existem flores e folhagens artificiais tão bem feitas que se você não tocar, não saberá que são artificiais;
 
Motivo 2: Vida moderna, corrida, mulher e homem trabalhando... porquê quem não tem tempo ou jeito pra cuidar não tem direito de ter um verdinho em casa também?
 
Motivo 3: Defendo fielmente como conceito de decoração para meus projetos, que não existe certo ou errado, mas sim o que me faz feliz ou não. Nossa casa tem que ser o lugar que nos faça feliz, o refúgio pra onde voltamos e nos sentimos bem, um lugar que conte nossa história em cada detalhe. Então, com bom senso e uma pitada de bom gosto, vale decorar com arranjos artificiais sim, na dúvida do modelo, peça ajuda para quem tem um olhar mais apurado e Voalá! Be happy!

Clarooooooooo! Se puder ter plantas naturais, sentir o cheirinho delas, a vida que elas emanam, bla, bla, bla... será muito melhor! Mas longe dessas condições, não deixe se intimidar por pré-conceitos ok.

Algumas das imagens que vou colocar aqui são de plantas naturais, mas valem as mesmas dicas quanto as proporções ok.
 
Não existe uma regra engessada sobre a proporção do vaso, o que tem que se pensar é no conjunto todo, por exemplo o sofá, quadros acima do sofá, pé direito da sala, etc.
 
Olha a foto abaixo, o sofá é bem neutro e não existe mesa de canto, ao invés disso o decorador preferiu destacar a sala com objetos maiores. Você percebe que ele emoldurou o sofá entre o vaso alto e a luminária de piso? Apesar das peças altas o ambiente não ficou desequilibrado por causa do quadro que inclusive está deslocado do centro não por acaso também!
 
DICA 01 - Se a folhagem for alta, verifique se existe algo a mais para compor a parede que sobrará acima do sofá;
 
Aqui já é uma decoração com mais detalhes, mais texturas... tem a madeira da porta de correr, as pedras da lareira, as cores das almofadas, o volume da cortina, etc. Bastante informação, não é? Por isso a folhagem é bem alta mas ao mesmo tempo esguia e foi colocada no canto da sala em frente a um espelho o que a tornou mais interessante e ajuda a ampliar o ambiente. Eu achei fofo, me diz se esses detalhes do verde e das flores rosa na mesinha não são as vedetes dessa sala?

Deus mora nos detalhes meu bem! rsrs

DICA 02 - Abuse sempre do equilíbrio, muitos móveis+texturas+arranjo alto = folhagem slim; 


Eu adoro esse tipo de folhagem! Na verdade é como uma mini-árvore dentro de casa. O legal neste caso é que ela tem um tronco bem delicado e sem folhas levantando o olhar para a copa toda encorpada. Nessa sala ela foi colocada em um vaso alto e de acabamento metálico, bem contemporâneo, combina super bem com as linhas retas do sofá e detalhes geométricos do tapete. Ela não parece uma escultura verde na sala? A atenção é toda dela kkk

 
Apesar deste arranjo não estar ao lado do sofá eu quis falar dele pois achei bem legal também. O painel da TV foi presenteado com este lindo bamboo. O bamboo mussô é delicado e sofisticado, sem chamar muito a atenção, então se você é mais assim, sutíl... vai gostar também!
Ah! Não pense que só combina com decorações orientais não viu! Você não precisa sair comprando bonecas japonesas para ter um abamboo na sua sala! rsrs
 
DICA 03 - Uma folhagem muitas vezes ajuda a quebrar a monotonia das cores combinadas e a formalidade de alguns projetos; Se aproveite dessa característica se sua sala estiver com "cara de show room de loja de móveis planejados" rsrs;
 
 
Viu que eu falei que a relação de proporção não depende somente do sofá mas sim de todo o restante? Em todas estas imagens, é legal ver como tudo se completa, os móveis, objetos, quadros, cortinas, cores e texturas.
Existem arranjos lindos que podem ser colocados sobre a mesa de canto ou de centro também, pode apostar neles.
E quanto ao vaso, tem milhões de tipos, cerâmica, vidro, metal, barro, madeira, etc... mas aí você tem que escolher de acordo com seu tipo de decoração, clean, rústica, contemporânea e por aí vai!
 
Mais algumas fotos pra você se inspirar, espero ter ajudado um pouquinho!
 
 
O da esquerda faz composição com a poltrona e o rack baixo por isso é pequeno, já na outra foto, um par de vasos, na medida para a sala ampla e de pé direito alto.
 
Em ambientes integrados vasos baixos para não atrapalhar a vista da TV.
 
Sabe aquele cantinho que parece que sobrou na casa e você não sabe o que colocar? Pronto! Coloca uma folhagem bem bonita ;-)
 
Ambientes integrados e com decoração neutra, as folhagens em posição simétrica marcam a delimitação invisível entre os espaços e alegra o ambiente.
 
 
Sobre o aparador ou abaixo dos quadros, fica lindo!
 
Aqui é bem alta porque o pé direito duplo permite... mas a cortina com linhas horizontais ajuda a equilibrar essa altura toda.
 

Se surgirem mais dúvidas, podem comentar, vamos aprender juntos, trocar idéias tá!


Beijos, Paulinha (E aí Mi, valeu?)
 
 
## As imagens deste posts foram retiradas da internet de vários locais, os quais não tenho o endereço, então se alguém identificar alguma imagem e quiser que eu dê os devidos créditos ou retire do post é só me sinalizar, ok. ##

10 comentários:

  1. Amei o site!! Muito bom gosto!!

    Fatima Andrade - France

    ResponderExcluir
  2. Woah! I'm really digging the template/theme of this blog. It's simple, yet effective.
    A lot of times it's difficult to get that "perfect balance" between usability and visual appearance. I must say that you've done a superb job with this.
    Also, the blog loads extremely quick for me on Firefox.
    Excellent Blog!

    My homepage :: mfortune mobile casino

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Com se chama a folhagem da primera foto? onde posso encontra-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A folhagem da primeira foto é uma réplica da Pata de elefante (Beaucarnea recurvata). Em São Paulo, encontro melhores preços na região da 25 de Março. Espero ter ajudado! Abraço!

      Excluir
  4. meu email:
    inter189@hotmail.com
    quero saber nome da folha artificial da primeira foto

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar um recado, responderei em breve!