Mães Leoas, filhos gatinhos.


Essa semana, no trajeto de taxi até o aeroporto quando voltava de São Paulo me perdi pensando em alguns fatos e responsabilidades. Entre essas, a complexa tarefa de ser mãe.
Olhei pra minha filha e senti tanto amor que seria capaz de tudo para defendê-la ou vê-la feliz e me lembrei, até perder as contas, de quantas vezes minha mãe também demonstrou esse mesmo sentimento: O de proteção a qualquer custo.

Você que é mãe já deve ter dito muitas vezes ou ouvido alguém dizer que quando se trata dos filhos a mãe se torna uma leoa, não é?
Pois eu também já disse isso e também me sinto uma leoa do tipo: _Não mexe com meu filho que eu viro uma fera!
Mas de onde veio essa comparação com a felina?

É que esse comportamento protetor é muito característico delas.

Assim como o leão é o símbolo do sol, da força e da coragem e é conhecido com o rei da selva, as leoas são o símbolo das deusas de Creta, Frígia, Síria, Mecenas, Trácia, Lícia e Esparta. Na Índia e no Tibete são o símbolo da terra e da maternidade. As leoas representam a força, a vigilância e o instinto protetor.

Lindo não é? Qual mãe não se identifica com essas características?

Acontece que tenho presenciado situações preocupantes que são feitas baseadas nessa tal "característica materna". Como se tudo fosse liberado, lícito, ético, justificável e desculpável, quando se fala em defesa da cria.

Mães que abrem a porta da sala de balé da filha em meio a uma aula, para dar um recado do tipo: _Minha filha tem que ficar na frente no dia do espetáculo ok?
Já ouvi também coisas do tipo: Pedi uma reunião com a professora e deixei bem claro que ela não precisa disciplinar meu filho, eu não admito isso!

Quem nunca viu uma cena parecida, é só parar em algum playground por aí e ficar 15 minutos observando. As mães chegam a ser tão protetoras que perdem até a noção quando discutem com crianças da idade de seus filhos, não deixando assim que as crianças aprendam a se defender e lidar com a situação sozinhas.
E com isso, tiramos a autoridade de professores e coordenadores, desrespeitamos líderes de nossos filhos na sociedade ou comunidade e fazemos isso na frente deles! Sim, na frente, como um espelho!!!

Acho lindo o exemplo da leoa, acho inspirador pensar e sentir essa força e amor por nossos filhos. Mas elas são animais irracionais, nós não.

O nosso instinto deve servir para proteger de perigos, pressentir as ciladas e até mostrar nossa força, mas como pessoas racionais.
E não me venha dizer que a razão e o amor não se misturam.
Eu sou racional quando ensino meu filho a amar e respeitar o próximo e não quando o ensino que se ele correr pra mim chorando eu resolverei os seus problemas. Seu filho não vai pensar que você não o ama se você deixar de brigar com o mundo por causa dele.
Você pode ouvir suas queixas, mas não precisa passar por cima de todos por causa delas. Ouça os dois lados, se coloque no lugar do outro, ensine seus filhos a fazerem isso e acima de tudo a respeitarem o próximo e seus líderes ou pessoas que tem a função de cuidar ou ensina-los quando você não está.

Quando somos mães leoas (irracionais) sem perceber, estamos criando filhos gatinhos. Crianças frágeis, manhosas, folgadas, que esperam tudo da vida sem fazer esforço e acham que o mundo gira em torno delas.

Eu sou uma mãe leoa sim! Uma leoa que quer criar filhos leões, fortes e corajosos para enfrentar qualquer situação, mas humildes o suficiente para entender que as vezes vai precisar de ajuda de outras pessoas também.
Que Deus me de sabedoria para isso, criando filhos com responsabilidade, formamos pessoas melhores para um futuro melhor no mundo.

Beijos,
Mãe Leoa da Melissa


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um recado, responderei em breve!